quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Definição de Parkinson (O que é? Caracterização)



A doença de Parkinson (DP) é uma síndrome clínica degenerativa e progressiva do sistema nervoso central caracterizada pela perda e atrofia dos neurónios dopaminérgicos localizados na parte compacta da substância nigra, com consequente diminuição dos níveis de dopamina no estriado. A perda destas células tem como consequência a instalação de descoordenação motora, rigidez muscular, bradicinésia (dificuldade na iniciação e execução de movimentos voluntários), tremor rítmico em repouso, entre outros sintomas.

É uma das patologias neurodegenerativas mais comuns, sendo ultrapassada apenas pela doença de Alzheimer. É característica de determinadas faixas etárias, nomeadamente a faixa dos 60-80 anos, sendo muito raramente diagnosticada em indivíduos com menos de 40 anos. No entanto, quando tal se verifica, as consequências são mais graves, uma vez que os tratamentos, actualmente disponíveis, não são eficazes a longo prazo para controlar a sintomatologia associada.

O sexo masculino parece estar mais predisposto a desenvolver esta patologia que o sexo feminino, numa proporção de 3 homens para 2 mulheres.

Não é uma doença contagiosa, não afecta a memória ou a capacidade intelectual. Também não escolhe raças, etnias, classes sociais ou geográficas.




Bibliografia:

http://www.hoops.pt/saude/parkinson.htm

http://www.google.pt/images?hl=pt-pt&q=bioquimica%20da%20doen%C3%A7a%20de%20parkinson&um=1&ie=UTF-8&source=og&sa=N&tab=wi&biw=1280&bih=558

Aranha, D. M. (s.d.). Doença de Parkinson

Monahan, F. D., Sands, J. K., Neighbors, M., Marek, J. F., & Green, C. J. (2010). Enfermagem Médico-cirúrgica. Loures: Lusodidacta.

1 comentário: